-
Arquitetos: Raul Gobetti Arquiteto e Associados
- Área: 482 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Daniel Santo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida para a implantação da casa MYO foi a posição geográfica do lote, localizado em um aclive, de frente para uma área de mata nativa, voltada para o sol poente. A opção foi posicionar a construção o mais alto possível no lote, garantindo privacidade e vista privilegiada das áreas de estar e lazer para a área de mata nativa, ao mesmo tempo em que a visão fosse protegida da escaldante face oeste.
Assim sendo, o espaço de estar e lazer foi posicionado no centro da casa e os demais espaços organizam-se ao redor, ficando as garagens e serviço na frente da casa, ocupando os dois volumes que emolduram a paisagem, vista à partir da área de estar e lazer. Esses dois volumes são interligados por um pergolado metálico, que tem a função de ‘quebra-sol’, protegendo os vidros da área de estar da insolação excessiva, ao mesmo tempo, permite a contemplação da paisagem. A rampa de acesso de veículos foi pensada de forma que tivesse um percurso maior e menos óbvio, para diminuir a inclinação e abrir espaço para a criação de um paisagismo, entre rampa e degraus de acesso, que integra-se ao cenário visto da área de estar e lazer. A suíte do casal e do filho ficam voltadas para a área de lazer e a suíte de hóspedes mais reservada. O bloco onde está o salão de jogos, protegido por muxarabis de alumínio, é interligado à construção principal por um pergolado que tem a função de sombrear a área de descanso próximo a piscina, completando assim, o jogo de volumes laterais que emolduram os ambientes de estar e lazer.
Essa formatação, possibilita ambientes integrados e um olhar “através” dos ambientes de estar e lazer, ao mesmo tempo, que garante privacidade à área íntima e de serviços. A construção foi realizada em alvenaria, com laje e cobertura metálica nas áreas íntimas e de serviço. Nas áreas de estar, lazer, garagem e jogos, a laje foi dispensada e adotada apenas a estrutura metálica, assim como, nos pergolados, permitindo vãos maiores e agilizando a execução.
As esquadrias são em alumínio preto. Nos revestimentos a opção foi pela uniformidade de materiais. O mesmo porcelanato reveste o piso de toda a residência, inclusive banheiros. A marcenaria utiliza os mesmos tons em todos os ambientes. Na área externa, a opção foi por materiais naturais, como os pisos em pedras e o revestimento cerâmico da fachada, ou que sejam industrializados que mimetizem o natural como o muxarabi de alumínio madeirado do salão de jogos e o piso cimentício de madeira que faz a interligação entre o espaço de estar e lazer.